quarta-feira, 20 de abril de 2011

Brasil x Europa

Pensei em fazer uma comparação entre o Brasil e a Suíça, mas desisti. Primeiro porque a Suíça é 216 vezes menor que o Brasil; segundo porque tem 26 vezes menos habitantes; terceiro porque é super populosa; quarto porque aqui faz 6 meses de inverno, sendo 3 muito rigorosos; quinto porque não cresce tanto mato quanto no Brasil; sexto porque há monopólios inexistentes no Brasil, e sétimo pela questão óbvia…Os bancos.

PARIS - FRANÇA
PARIS - FRANÇA
Pensei, então farei uma comparação com a Europa que os brasileiros conhecem, mas desisti. Pela simples razão que os brasileiros normalmente conhecem: Paris, Lyon, ou a costa sul na França, norte da Itália, Lisboa e Porto em Portugal, Madrid e Barcelona na Espanha, Londres na Inglaterra, Viena na Áustria, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, Vaticano, Mônaco, e às vezes algumas outras partes. E porque desisti?  Porque seria a mesma coisa que falar que o Brasil é Blumenau, Campos do Jordão, São Lourenço, Ribeirão Preto, Curitiba, ou seja: seria no mínimo incoerente.


DURÃO BARROSO - Português presidente da UNIÃO EUROPÉIA
Pensei então: Farei uma comparação com a União Européia (UE), mas desisti. Primeiro porque a União Européia, às vezes engloba a Inglaterra as vezes não; segundo porque à Suíça não está na UE; terceiro porque eles não se decidem o que é a UE; quarto porque há países que usam o Euro e outros que não e quinto porque a Noruega e mais um monte de países também não estão na UE.

Pensei:  Será que não é possível?   Achei então uma forma…O espaço físico. Sim, claro, pois o Brasil é mais ou menos do tamanho da Europa (excluindo a parte da Rússia), e cheguei a algumas conclusões fazendo comparações: Primeiro é que somos muito parecidos em algumas coisas; segundo é que somos muito diferentes em outras. Porém, como é uma Europa pouco conhecida, ou declarada, vou aqui usar o termo Europa real, esquecendo a Europa parcial, que é a tão divulgada e conhecida. Ou seja; farei uma comparação entre o Brasil e a Europa Real.

BRASIL  x  EUROPA REAL

DIFERENÇAS E IGUALDADES

1)  Como já escrevi o espaço físico é mais ou menos o mesmo.

2) Vários países do leste europeu tem mais ou menos o mesmo nível de vida do nordeste do Brasil.

3) No interior de países como Albânia, Macedônia e Bósnia, o nível de vida é como do sertão nordestino.

4) Há uma grande discriminação entre o oeste e o leste europeu…Um pouco parecida com o sul e norte no Brasil.

5)  A Amazônia…Isso eles não tem, pois destruíram tudo.


6) Mais ou menos 30% dos cidadãos europeus vivem na pobreza. Ou seja: fazem menos de três refeições ao dia.

7)   O metrô de Roma(Itália) me fez lembrar os trens de subúrbio. O de Paris é bem fraquinho, com excessão das linhas que vão direção à torre Eiffel, mas isso todo mundo sabe.

8) O europeu ocidental (oeste) quando viaja, sempre busca os locais mais baratos e pobres, pois assim direcionam aqui as agências de viagem. Diferentemente dos brasileiros, que sempre buscam conhecer as partes mais desenvolvidas de um local, e por conseguinte as mais caras.

9) O europeu ocidental tem vergonha de falar do leste europeu. Diferente do brasileiro que assume que o nordeste também é Brasil, além de divulgá-lo como um local maravilhoso para se fazer turismo.

10) Em muitos países há o Euro, que gerou uma inflação, muito bem camuflada, e ainda é uma incógnita. E nós o nosso Realzinho.

11) Eles tem um monte de cidades históricas ou velhas. Nós poucas, somente Ouro Preto, Goiás Velho, Tiradentes, e algumas mais.

12)  Hoje com a questão da UE, o europeu do leste está podendo vir habitar nos países do oeste. Porém segundo eles, isto está gerando violência, inchando as grandes cidades, a construção de casas mal acabadas, excesso de cortiços, e também dizem que eles são meio malandros, pois tem uma cultura diferente…

13)  O brasileiro adora falar e mostrar sua pobreza, o europeu adora falar e mostrar suas riquezas.


14)  O brasileiro quando está comendo um churrasco na beira de uma piscina, diz que a vida está difícil. O europeu quando está comendo pão com patê dentro de um apartamento velho, diz que tem as melhores coisas do mundo.

15)  De norte a sul do Brasil o brasileiro é alegre e livre. O europeu do leste a oeste é triste e reprimido (com um pouco de excessão aos portugueses, espanhóis e italianos).

16) É interessante ver o Parlamento Europeu na televisão, bem como os seus líderes. Acreditem; é igualzinho ao nosso Congresso Nacional. Nas baixarias, na distância com a realidade, e no blá, blá, blá…

17)  Em boa parte da Europa faz frio durante 9 meses por ano. Já em boa parte do Brasil faz 9 meses de calor.

18)  No norte do Brasil faz sempre calor. No norte da Europa faz sempre frio. Mas a neve é bonita!   Então vem morar dentro de uma geladeira para ver como é bom.

19)  Na França se ganha no mínimo 850,00 euros mensais, e na Romênia 100 euros mensais. As diferenças no Brasil não são tão gritantes.

20)  Corrupção é só no Brasil. Na Europa não existe! Afinal você já ouviu falar de algum policial, promotor, juiz ou empresário (salvo Itália) preso, ou algum escândalo envolvendo vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, ou ainda impeachment de presidente?   Claro que não! – E os políticos que entram pobre na política e saem ricos, bem como de onde vem o dinheiro que recebem nas milionárias campanhas eleitorais?   -   Aqui não!   Eles são modelos de honestidade, punidade e imprensa livre.

21) O Brasil inteiro é perigoso e violento. Na Europa isso também não existe…Eu pelo menos nunca vi na televisão um programa como “aqui e agora”, “cidade alerta”, e outros. Na Europa todos podem dormir com as portas abertas, expor o seu dinheiro, deixar os carros estacionados sem acionar o alarme…Um paraliso, digo paraíso!   Principalmente em Paris, Barcelona e Milão.

23) O paulista é brasileiro, assim como o carioca, o amazonense, o pernambucano, mineiro, baiano, gaúcho, e todos mais que nasceram no Brasil. Já o Europeu que nasceu no leste…Como dizem aqui:  – Eles não são muito europeus.  Mas se olharmos no mapa veremos que são quase metade da Europa, tanto do ponto de vista físico, quanto de população. E nisso está a maior diferença do Brasil para com a Europa Real. Ou seja: Nós somos o que somos e eles tem vergonha do que são.

Tem muito mais, mas chega!




Copiado descaradamente de http://universodosviajantes.com/?p=6968

Nenhum comentário:

Postar um comentário