quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Irmãos Grimm

Você já deve ter ouvido falar deles. Não? E na Cinderela? Branca de Neve? João e Maria? Pois é. Os irmãos  Jacob e Wilhelm Grimm nascidos em 1785 e 1786, foram dois alemães que se dedicaram a escrever vários contos  e fábulas infantis que são conhecidos até hoje. Em 2005 foi lançado um filme (Os Irmãos Grimm) baseado neles. Tudo bem, o filme é mais como se fosse um de seus contos do que baseado na vida deles. 



Mas quero contar outra história e fazer uma homenagem a um de seus contos não tão conhecido. Os Músicos de Bremen! Essa é uma história que o povo daqui tem orgulho de que todos que pensem nesta cidade saibam que uma das histórias dos dois irmãos é passada aqui. Nesta história, um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonam-nos e decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade.
No caminho para Bremen, vêem luz numa casa; espreitam dentro e vêem quatro ladrões desfrutando do produto de seu roubo. Apoiados nas costas uns dos outros, decidem cantar, na esperança de serem alimentados. A sua 'música' tem um efeito inesperado: os homens fogem, não sabendo a origem de tão estranho som. Os animais tomam posse da casa, comem uma boa refeição, e deitam-se para dormir.
Durante a noite, os ladrões regressam e um deles entra na casa para investigar. Ao ver os olhos do gato brilhando no escuro, pensa que sejam brasas e inclina-se para acender a sua vela. Numa rápida sucessão de acontecimentos, o gato arranha-lhe a cara, o burro dá-lhe um coice, o cão morde-lhe e o galo afugenta-o porta fora, cacarejando. O homem diz aos seus companheiros que foi atacado por monstros: uma bruxa horrível que o arranhou com as suas enormes unhas (o gato), um gigante que lhe deu uma paulada (o burro), e pior de tudo - um juiz que gritou aos seus ouvidos "Peguem esse patife"(o galo). Os ladrões abandonam a casa às estranhas criaturas que dela se apossaram, onde os animais vivem felizes até ao final dos seus dias.



Como todas as suas histórias, essa também tem um significado, analisando a época em que este conto foi feito os quatro animais representam as diferentes classes do povo; os seus donos os regentes feudais desse tempo. Bremen, uma cidade livre Hanseática onde não existia feudalismo, era o local natural para se viver sem amos.
Em 1951 foi erguida uma estátua em bronze no centro da cidade, ao lado da Prefeitura para lembrar à todos a história dos 4 corajosos animais.

Ficheiro:Bremer Stadtmusikanten.jpg



Até quem não é nascido em Bremen aprende a ter orgulho de nossos animaizinhos.
E estão espalhados por toda a cidade!


Um comentário: